Além das disciplinas e das actividades em laboratório clássicas das engenharias, na área das Ciências Exactas, o curso de Engenharia Civil inclui desenho técnico e matérias das áreas de Administração e Economia. O aluno cursa disciplinas mais ligadas às áreas da especialização escolhida: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, trabalho de conclusão de curso e estágio são obrigatórios.
O plano de estudos tem matérias fundamentais da área da Engenharia Civil, de forma a preparar estudantes para trabalharem nas várias áreas de atuação, nomeadamente, na gestão de empreendimentos, projeto, e direção e fiscalização de obras, em sintonia com as boas práticas de proteção do meio ambiente. Os estudantes são confrontados com um sistema de ensino exigente que privilegia a aquisição de competências, com o objetivo de adquirirem capacidade de aprendizagem autónoma.
O Laboratório de Engenharia Civil, bem como as visitas técnicas a obras novas e em fase de reabilitação, permite aos estudantes completarem os conhecimentos teóricos adquiridos. Os licenciados podem candidatar-se à Ordem dos Engenheiros, de acordo com as regras por esta estabelecidas; após conclusão de um estágio profissional, os licenciados são também reconhecidos e admitidos à Ordem dos Engenheiros Técnicos.
Razões para frequentar este curso:
-Os licenciados podem candidatar-se à Ordem dos Engenheiros, bem como à Ordem dos Engenheiros Técnicos, de acordo com as regras por esta estabelecidas.
-Os estudantes são confrontados com um sistema de ensino que privilegia a aquisição de competências e capacidade de aprendizagem autónoma.
-As competências e conteúdos são direcionadas às actividades de engenharia ligadas à construção civil e obras públicas, particularmente à gestão e direcção da construção, ao projeto e à fiscalização de obras novas e de reabilitação, assegurando uma especial flexibilidade.
-O curso está vocacionado para o mercado internacional.
-O Laboratório de Engenharia Civil, bem como as visitas técnicas a obras, permite aos estudantes completarem os conhecimentos teóricos.