O termo “Linguística” pode ser definido como a ciência que estuda os factos da linguagem. Para que se possa compreender o porquê de ela ser caracterizada como uma ciência, toma-se como exemplo o caso da gramática normativa, uma vez que ela não descreve a língua como realmente se evidencia, mas sim como deve ser materializada pelos falantes, constituída por um conjunto de sinais (as palavras) e por um conjunto de regras, de modo a realizar a combinação desses.

A Licenciatura em Linguística do ISPW é um programa de estudos com condições ideais para quem quer fazer investigação sobre o português (e suas variedades dialetais, históricas e nacionais), quer tomando-o como foco único, quer numa perspectiva comparativa, teórica ou translinguística.

O Curso de Linguística Portuguesa caracteriza-se ainda por desenvolver um programa visando à actualização e especialização de egressos dos cursos de Letras e áreas afins e de docentes dos Ensinos Fundamental e Médio das respectivas áreas. 

O objetivo central do curso é, assim, o de proporcionar ao licenciando as condições adequadas ao desenvolvimento do seu projecto de investigação, acolhendo-o em equipas bem treinadas, e a vivenciar a cultura de investigação.